Select Page
Início » Bangkok » Tudo sobre o Grand Palace em Bangkok: o principal templo da Tailândia e família real

Tudo sobre o Grand Palace em Bangkok: o principal templo da Tailândia e família real

O que saber sobre o Grand Palace em Bangkok, na Tailândia

26/04/2024

[get-modified-date]

Por: Tailandiando

A Tailândia é mesmo um paraíso natural, não dá para negar. Mas, além de todas essas praias lindas, cenários inacreditáveis e boas opções de diversão, não dá para visitar o país sem conhecer lugares e monumentos cheios de história, como o Grand Palace Bangkok.

Acredite, a energia de um local como esse é surreal. O Grand Palace não é só uma estrutura antiga, é um dos guardiões de uma parte muito importante da história do país.
E, claro, também é um bom cenário para suas fotos e um ponto muito valioso no seu currículo cultural.

Se quiser conhecer a história, a importância e as melhores curiosidades sobre o assunto, e tudo sobre o Grande Palácio de Bangkok, é só ficar por aqui e vir tailandiar com a gente.

Agência de Turismo Receptivo na Tailândia
A Tailandiando é uma agência brasileira na Tailândia que oferece passeios em português e traslados entre aeroportos, hotéis e ilhas de todo o país.

Confira os principais passeios e serviços que a Tailandiando oferece para a sua viagem pela Tailândia.

Tudo sobre o Grand Palace Bangkok: O que é?

O Grand Palace é, nada menos que, um dos lugares mais importantes de Bangkok e de toda a Tailândia. Exatamente por isso, também um dos mais visitados por quem está na cidade. E tudo isso por algumas razões.

Tudo sobre o Grand Palace em Bangkok.

Grand Palace em Bangkok. | Foto: Tailandiando.

Primeiro porque o Grand Palace já foi a residência da família real por muito tempo. E, se você não sabia, o país tem um rei até hoje!

Apesar de ser conhecida como a residência real até hoje, a verdade é que o rei e sua família têm residências em diversos lugares, no país e fora dele. Mas, algumas cerimônias oficiais ainda acontecem dentro do Grade Palácio.

Então, ao que tudo indica, o palácio real é meio que um status e, claro, um antro de muita história do país. Bom, seja qual for a função social do lugar, o fato é que o Grand Palace é um ponto imperdível para um roteiro em Bangkok.

Enfim, o lugar é um complexo arquitetônico, no coração de Bangkok com mais de 200 mil metros quadrados.

A arquitetura impressionante do Grand Palace, em Bangkok

A arquitetura impressionante do Grand Palace, em Bangkok. | Foto: Tailandiando.

Em todo espaço existem vários prédios, pátios, jardins e templos; cada um com um significado específico na história do lugar. Inclusive, o palácio abriga também o Wat Phra Kaew, o famoso Templo do Buda de Esmeralda, que é um atrativo à parte.

Você sabia que a Tailandiando, oferece um passeio que engloba o Grand Palace e outros templos importantes de Bangkok?

Não é para menos, o templo é conhecido como o mais sagrado entre os templos da Tailândia. Isso explica, inclusive, as restrições de vestimenta sempre mais rígidas do que em outros locais religiosos do país.

Tudo sobre o Grand Palace: Conheça a história do Palácio Real da Tailândia

Mas, claro, o monumento não surgiu do nada. Ao contrário, há toda uma história por trás do Grand Palace de Bangkok que, de tão grande, às vezes se confunde com a história do próprio país.

A verdade é que já havia um complexo lá quando a família real chegou. Ou seja, não foi planejado de início para assumir esse posto. Mas, exatamente pela estrutura e potencial do lugar, o ambiente foi escolhido para receber a família real quando Bangkok se tornou a capital do país.

Pessoas visitando o Grand Palace em Bangkok

Pessoas visitando o Grand Palace em Bangkok. | Foto: Tailandiando

Então, em 1972, foi que o complexo foi promovido a Palácio Real. A partir daí, claro, o Grand Palace passou por uma expansão significativa, até chegar a ser um dos pontos turísticos mais visitados da Tailândia.

Conheça outros templos impressionantes da Tailândia.

Desde que ganhou sangue azul, o palácio abrigou gerações da Família Real. De Rama l a Rama V, os reis fizeram do lugar uma espécie de centro real e polo administrativo do reinado. Além disso, as famílias fizeram do lugar seu lar.

Já no reinado do monarca atual é que o lugar deixou de ser a principal residência da família. Mas, por lá ainda funcionam alguns prédios administrativos e escritórios que, por motivos óbvios, não são abertos à visitação como o restante do complexo. Afinal, você está em visita de férias, mas ainda tem uma galera ralando no complexo, não é?

O que ver e visitar no Grand Palace de Bangkok?

O complexo é enorme e, por isso, é chamado de complexo. Em contrapartida, o tempo que permanece aberto não é tão longo. Então, para aproveitar bem o tour, o melhor é ser estratégico.

A primeira diquinha de ouro é: chegue cedo! Depois de um certo horário a multidão aumenta e faz com que tudo demore mais: a compra dos ingressos, a fila de entrada e outros procedimentos.

Mas, calma que o cedo não é tão cedo assim. O Palácio Real abre às 8h30min. Então, você não precisa madrugar, mas é importante ser um dos primeiros a chegar, já que às 15h30min os portões se fecham.

Elabore o seu itinerário para a Tailândia com o auxílio dos nossos recursos e conteúdos.

Dito isso, depois de comprar seu ingresso, é hora de escolher cada ponto turístico estrategicamente dentro do complexo. Nós separamos quais são as principais atividades em grau de importância e, claro, você pode adaptar conforme o seu próprio julgamento a respeito do assunto.

O Wat Phra Kaew e o Buda de Esmeralda

O templo principal atrai a atenção da maioria dos visitantes. Além de ser um ambiente surreal, com paredes decoradas, murais esplêndidos e esculturas diversas, ainda é abrigo de uma das figuras mais valiosas da cultura Thai.

Não bastasse estar no maior ponto turístico de Bangkok, o Buda de Esmeralda faz sua própria fama. Mas, o Grand Palace não foi o seu primeiro destino. Antes de ser instalado no Wat Phra Kaew, o monumento já tinha uma história prévia que, inclusive, é cheia de mistérios.

Buda de Esmeralda, no Grand Palace

Buda de Esmeralda, no Grand Palace. | Foto: Divulgação

A estátua existe há mais de 500 anos e, pois é, não é feita de esmeralda. Na verdade, o seu material é jade verde. O nome mesmo foi atribuído por causa da cor. Então, virou o Buda de Esmeralda e o ponto de referência do templo Phra Kaew.

Enfim, dizem as boas línguas que a estátua demorou anos para ser esculpida em uma peça única, na Índia. O que acontece depois, encontra um emaranhado de versões. Sabe-se que o Buda foi encontrado muito tempo depois e levado para Lampang, Chiang Mai, Luang Prabang Vientiane e Sion, que hoje é Ayutthaya.

Conheça a incrível história de Ayutthaya com a Tailandiando.

Você já deve ter imaginado aí, um monumento de metros e metros sendo levado de lá para cá por todo o país. Mas, calma, que não é bem isso. Na verdade, de grande mesmo a estátua tem apenas o valor e a história.

Fisicamente, tem apenas 66 centímetros de altura, o que não é nada perto dos suntuosos templos da Tailândia.

Ainda assim, essa é uma preciosidade sagrada para os tailandeses. Além disso, é uma das principais representações da monarquia da Tailândia.

No Wat Phra Kaew, a estátua está instalada em um pavilhão especial com toda a pompa e riqueza ao melhor estilo tailandês. O Buda de Esmeralda, pode ser visto por todos os visitantes, mas fica guardado dentro de uma estrutura de vidro e não pode ser filmado ou fotografado.

Um fato interessante é: existe uma cerimônia de troca da roupa do Buda de acordo com a mudança da estação climática e a troca da roupa é feita pelo rei da Tailândia.

Phra Mondop

Na lista dos pontos sagrados a se visitar no Grand Palace Bangkok está o Phra Mondop. Esse é um lugar importante do complexo, onde estão guardados escritos que são parte da história e da devoção budista.

A grande riqueza desse lugarzinho cheio de particularidades é a própria literatura. Aliás, os materiais onde esses escritos estão registrados, vão desde folhas de palmeiras até superfícies de ouro.

Phra Mondop impressiona pela beleza.

Phra Mondop impressiona pela beleza. | Foto: Divulgação

Tudo isso é guardado por uma estrutura muito linda, com colunas grandiosas, azulejos coloridos e imagens do Buda, claro, por todo lado. Você vai poder ver de pertinho, mas, a parte interna não é aberta ao público em geral, por razões óbvias.

Contudo, caso você seja um monge ou um estudioso da religião, existe uma ressalva de acesso. Isso exige aprovação e é bem específico, então, a maioria olha, reverencia e absorve a energia incrível do lugar. Mas, tudo isso do lado de fora.

Amarindra Hall

Outro ponto de bastante interesse no complexo é o salão principal do Grand Palace. Esse é um ambiente super diferente que, em outros tempos, já foi o salão da justiça do palácio.

Tudo já é muito impressionante desde a fachada, com referências à mitologia, desenhos históricos e detalhes dourados que denotam a riqueza do lugar.

Chocando um total de zero pessoas, o interior é igualmente impressionante, ou mais. Inclusive, o espaço guarda um trono cheio de detalhes riquíssimos.

Tudo sobre o Grand Palace surpreende, inclusive o Amarindra Hall

Os detalhes surpreendentes do Amarindra Hall. | Foto: divulgação.

Ainda hoje, o salão é utilizado para a realização de algumas cerimônias importantes da monarquia.

Nós só sentimos informar que, como geralmente são celebrações oficiais, esses eventos não são abertos ao público.

Mas, se olhar em volta, você vai ver expostos elementos como vestes e objetos que vão te permitir imaginar bem como seria estar ali em uma dessas ocasiões.

Chakri Maha Prasat Hall

O Chakri Maha Prasat Hall, também é um espetáculo. A propósito, é um ponto muito curioso do Grande Palácio de Bangkok porque mistura aspectos da arquitetura ocidental com elementos característicos da Tailândia.

Na verdade, de tailandês mesmo, só tem o telhado. O restante do prédio é bem inspirado nas construções ocidentais e tem muito mais um ar de modernidade, à época, do que história.

A propósito, era exatamente que o Rama V tinha em mente quando construiu o lugar. Mas, para evitar a fadiga com a corte, acabou por incluir o telhado típico e alguns elementos da cultura tailandesa.

Obviamente, isso não diminui em nada o impacto da visão. Ao contrário, esse ponto de contraste é um charme a mais no meio pátio central.

O salão real ainda é utilizado atualmente para algumas celebrações oficiais. É lá, por exemplo, que a maioria dos dignitários estrangeiros são recebidos.

Assim como o salão principal, esse ambiente também não é aberto para o público em geral. Exceto em ocasiões de eventos muito específicos.

Borom Phiman Mansion

Assim como o Chakri Maha, este também é um exemplar dessa influência ocidental.

Provavelmente por ter feito parte das últimas expansões do Grand Palace, essa parte do complexo veio com um ar maior de modernidade, apesar de contar com muuuuitos elementos da cultura tailandesa.

Essa parte do Palácio Real também tem uma história curiosa. Inclusive, talvez você encontre versões um pouco diferentes sobre o assunto. Você sabe: “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

As diversas facetas do incrível Grand Palace, em Bangkok.

As diversas facetas do incrível Grand Palace, em Bangkok.

Mas, dizem que esse prédio foi construído pelo Rama V, que queria presentear o herdeiro do trono.

Tudo foi feito com muitos detalhes e capricho, mas o primogênito morreu aos 16 anos de uma doença bacteriana chamada de febre tifoide, e sequer assumiu o trono. Quem recebeu mesmo o presente foi o próximo príncipe herdeiro da Tailândia na linhagem real.

No fim da história, o prédio não foi aproveitado pela família real por muito tempo e acabou virando uma espécie de edifício de hóspedes, para receber grandes nomes e dignitários estrangeiros.

Além disso, o local também recebe alguns eventos especiais e específicos até hoje. E, não, os visitantes não podem acessar o interior.

De todo modo, a visão externa é surreal, como tudo o mais no Grand Palace Bangkok. É uma construção imponente que dá todo o ar de realeza, mesmo com tantos elementos do ocidente.

Sala Sahathai Samakom

O último item da nossa lista, embora não encerre as possibilidades, é uma comemoração peculiar.

Isso porque, por aqui, costumamos comemorar aniversários com um jantar, um bolo, velas, balões e, quem sabe, uma festa ou viagem, não é mesmo? Pois bem, o Rama V construiu um edifício para celebrar o quarto ano de sua coroação.

Atualmente o lugar ainda é cenário de recepções especiais, jantares e eventos da realeza. Assim, não é possível que os visitantes conheçam os detalhes do interior. O que acontece é uma visita controlada, com área limitada, mas igualmente energética.

O que eu preciso saber antes de visitar o Grand Palace Bangkok?

A primeira coisa que você precisa saber, se leu até aqui, certamente já sabe. O Grand Palace é uma parada obrigatória.

É tão imperdível, que dificilmente você vai encontrar o lugar vazio. Especialmente na alta temporada, quando são ônibus e mais ônibus, caravanas e mais caravanas, grupos e mais grupos por lá todos os dias durante o dia todo.

O melhor é chegar cedo

É por isso que a recomendação é sempre chegar nas primeiras horas, a fim de pegar o lugar mais vazio. Aliás, chegar mais cedo também vai te livrar do calor absurdo que faz quando as horas vão passando.

Mas, não se preocupe, essa quantidade de gente não tira a energia do lugar. Talvez te dê um pouco mais de trabalho para pegar o Grand Palace em uma foto perfeita. Mas, com o bom gingado do brasileiro, até isso é possível.

Um aspecto crucial a considerar ao planejar sua visita ao Grand Palace, é estar ciente dos feriados no calendário tailandês.

Durante essas datas, o palácio não está aberto para visitação, incluindo o aniversário do Rei e outros dias significativos para a realeza. Portanto, é recomendável verificar o calendário cuidadosamente para garantir que sua experiência seja perfeitamente planejada e livre de contratempos.

Datas de fechamento do Grand Palace Bangkok em 2024

  • Maio: fechado nos dias 4 e 22/05
  • Junho: fechado no dia 3/06
  • Julho: fechado nos dias 20, 21, 28 e 29/07
  • Agosto: 12/08
  • Outubro: 13 e 23/10
  • Novembro: 16/11
  • Dezembro: 5 e 10/12

É respeitoso se preocupar com o que vestir

Na verdade, o apelo ao respeito pela cultura local é uma sugestão serena. Contudo, você não conseguirá entrar no Grand Palace se não se atentar a alguns cuidados.

Por abrigar um dos templos mais sagrados do país, as restrições também são mais rigorosas.

Na prática, o que você não pode é estar com ombros, braços e pernas à mostra. Ou seja, nada de shorts e saias curtas, regatas e calças muito apertadas.

Além disso, o melhor é sempre escolher um calçado fácil de tirar, porque nos templos só se entra descalço.

É seguro viajar sozinha pela Tailândia? O relato da Julia pelo Mundo.

Para visitar os templos na Tailândia, é necessário cobrir os ombros. | Foto: Julia pelo Mundo

Apesar de não ser comum, especialmente para os brasileiros, convenhamos, não é nada tão difícil de cumprir. E tudo o que você precisa saber sobre o Grand Palace, é que tem um valor turístico, histórico e cultural para o mundo todo. Mas, para a cultura tailandesa, vai muito além disso.

O povo thai é profundamente envolvido com sua religião e leva a sério os rituais. Não seremos nós a desrespeitar isso, né?

Assim, certifique de estar vestido adequadamente, pois, caso se esqueça de trajar roupas apropriadas, será necessário arcar com o aluguel de acessórios, como lenços, para cobrir as áreas do corpo que requerem cobertura obrigatória.

Veja uma lista completo do que levar na mala para sua viagem à Tailândia.

Tudo sobre o Grand Palace: valor de entrada

Para entrar no Grand Palace, você vai precisar comprar um ticket de aproximadamente THB 500. Ao chegar lá você vai pegar fila para comprar e fila para entrar. Obviamente, essas filas podem ser maiores ou menores, a depender da época do ano que você faz a visita.

Você mesmo pode comprar o seu ticket e fazer a visita sozinho. Mas, acredite, se puder ter a companhia de um guia, vai aproveitar muito mais, principalmente se ele falar português.

Isso porque, prédios são só prédios se você não souber o contexto. Sem conhecer a história você vai ver apenas uma bonita arquitetura tailandesa e ter bons cenários para fotos.

Que passeios incluem o Grand Palace na programação?

Fazer o passeio com a companhia de um guia facilita bastante a vida. Primeiro porque, um guia local se desloca com estratégia pela cidade, sabendo exatamente aonde e como ir primeiro. Isso já faz economizar um tempo enorme.

Depois, nada melhor que um local para contar curiosidades e detalhes de cada lugar. E, como o Grand Palace é cheio de história e cultura, com a companhia certa você vai sair de lá com uma carga cultural sem preço.

A Tailandiando reúne os melhores guias para isso. Aliás, muitos deles falam português, o que é o plus do negócio.

Com a gente você consegue conhecer o Grand Palace juntamente com outros pontos turísticos de Bangkok em um mesmo tour. Por exemplo, ele é uma parada no passeio templos em Bangkok,e na opção combinada de mercados e templos.

Passeio pelos templos de Bangkok.

Passeio pelos templos de Bangkok. | Foto: Tailandiando

Como a localização do Grand Palace é bem privilegiada e de fácil acesso, você pode fazer uma espécie de imersão local, fazendo um walking tour.

Nessa modalidade, você vai ter a companhia de um guia te guiando pelos templos a pé e, em alguns momentos, usando o transporte público, o que é outra experiência legal, e sem dúvida, vai sair do passeio sabendo tudo sobre o Grand Palace.

Por fim, agora que você sabe tudo, ou quase tudo sobre o Grand Palace em Bangkok, é só escolher qual será a forma mais conveniente de conhecer esse ponto turístico tão importante da cidade.

O Grand Palace não é apenas um monumento, mas uma janela para a história tailandesa e um testemunho da devoção à tradição. Visitar este lugar magnífico é mergulhar em séculos de beleza, significado e respeito pela cultura tailandesa.

SEGURO VIAGEM PARA A TAILÂNDIA É ESSENCIAL!

É de extrema importância fazer a sua viagem para a Tailândia e estar sob cobertura de um bom seguro viagem. Nós sempre esperamos que não seja necessário usar, porém, “é melhor prevenir do que remediar“, não é mesmo?

Alguns dos motivos que precisariam acionar um seguro viagem são: mordida de macaco ou qualquer outro animal, roubo, furto ou extravio de bagagem e determinado item da viagem, se machucar ou quebrar algum membro do corpo.

Portanto, lembre-se de contratar um bom seguro viagem que possa cobrir os gastos, caso haja internação. Aqui estão nossas principais dicas de seguro viagem para Tailândia.

As empresas mais recomendadas para seguro viagem para a Tailândia hoje são a Luma Protect, uma empresa da Ásia e que possui todas as coberturas necessárias e a SafetyWing, que é o seguro mais barato para a Tailândia hoje.

Se você quer seguro viagem com descontos, vale a pena olhar a Seguros Promo e usar o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Preste bastante atenção na cobertura de cada um dos planos antes de reservar.

  • Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!

RESERVE SEUS PASSEIOS PELA TAILÂNDIA

Vindo para a Tailândia?

Descubra os melhores passeios para a sua viagem.

Guias incríveis, traslados e atendimento em português.

Planeje sua viagem

seguro viagem

hotéis

passeios na tailândia

transporte pela ásia

fique por dentro de tudo. acompanhe a @tailandiando

principais passeios em toda a tailândia

Bangkok

14 atividades

Phuket

8 atividades

Koh Phi Phi

8 atividades

Krabi

14 atividades

Chiang Mai

6 atividades

Koh Tao

2 atividades

Koh Lipe

3 atividades

Festival das Lanternas

vai ajudar ainda mais na sua viagem

Ficou alguma dúvida? Comenta aí que a gente te ajuda! 😊

0 Comments
Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Falar no WhatsApp
1
Atendimento em português
Sawasdee Kaaa 🙏🏽
Você tem alguma dúvida sobre os passeios na Tailândia? Envie uma mensagem pra nossa equipe aqui no WhatsApp!