Se tem uma coisa que não falta na Tailândia são templos incríveis para visitar. São mais de 30 mil deles espalhados por todo o país e, entre tantas opções, fica difícil escolher quais deles conhecer. Mas, se a sua dúvida é entre os templos de Ayutthaya ou templos de Bangkok, as tailandicas desse post podem ajudar.
Alguns dos templos mais famosos e importantes do país se concentram nessas duas localidades e, se você tiver tempo, recomendamos fortemente que visite tanto os templos de Bangkok, quanto os de Ayutthaya.
Para que você possa viver uma excelente experiência espiritual na Tailândia, detalhamos a seguir um pouco mais sobre os templos em cada uma dessas áreas.
Confira os principais passeios e serviços que a Tailandiando oferece para a sua viagem pela Tailândia.
Ayutthaya
A cidade de Ayutthaya fica a apenas 80 km de Bangkok e é bastante conhecida por seus templos magníficos e sua fascinante história.
Ayutthaya começou a ser construída em 1350 para ser a capital do país. Em um dado momento da história (por volta de 1760), ela tinha 1 milhão de habitantes, que era considerada a maior população do mundo naquele período.
Mas nessa mesma época, a cidade foi invadida e destruída pelo exército da Birmânia (atual Myanmar). Foi então que a população fugiu para Bangkok, e assim ela se tornou a nova capital tailandesa.
Para entender melhor a história e ter uma ideia de como foi o passado da cidade, você pode visitar a cidade, as ruínas, os monumentos históricos e, claro, os famosos templos.
Templos de Ayutthaya
Conheça alguns dos templos mais interessantes de Ayutthaya.
Wat Mahathat
Além de ser muito bonito, é nesse templo que fica uma cabeça de buda envolvida pelas raízes de uma árvore.
A história conta que durante a invasão do exército da Birmânia a Ayutthaya, as cabeças dos budas eram roubadas e, em seguida, vendidas ou destruídas. No entanto, a cabeça que fica nesse templo acabou sendo esquecida lá pois o ladrão foi preso.
E, magicamente, a árvore protegeu essa cabeça com as suas raízes para que ninguém mais conseguisse levá-la dali.
Wat Lokayasutharam
O que mais chama atenção nesse templo é o monumento de 37 metros de comprimento e 8 de altura do Buda reclinado.
Durante a visita é comum ver várias pessoas indo até o local para fazer orações e levar oferendas, como flores e incenso.
Uma curiosidade sobre o Wat Lokayasutharam, é que o Buda deitado é parte do cenário do famoso jogo Street Fighter, da Nintendo.
Mais especificamente, a tela aparece no jogo quando o lutador Sagat entra em ação com seus golpes do Muay Thai, o esporte nacional da Tailândia.
Wat Yai Chai Mongkol
Esse templo é enorme e super bem conservado. Logo na entrada você se depara com o monumento de dois budas gigantes e de uma estupa de 60 metros.
Caminhando pelo templo você verá várias estátuas de budas com roupas amarelas em várias posições e tamanhos.
Viharn Phra Mongkol Bophit
Já esse templo é bem mais moderninho se comparado aos outros.
Ele foi construído para abrigar uma estátua de buda de 17 metros de altura que foi recuperada após a invasão. Em 1990 o governo decidiu cobrir o buda com ouro e colocá-lo nesse templo.
Wat Phra Si Sanphet
Localizado dentro do Palácio Real, é nesse templo que aconteciam as elegantes cerimônias reais. No entanto, esse foi um dos templos mais danificados durante a invasão.
Mas vale a pena a visita, pois ainda é um templo bem bonito e algumas das suas 3 imponentes torres (também chamadas de pagode) guardam as cinzas de vários governantes e pessoas que foram importantes na história da Tailândia.
Wat Phra Mongkhon Bophit
Neste templo fica uma estátua de buda coberta de ouro. Ele está sentado, com as mãos voltadas para o chão e seu significado é muito bonito: retratar quando buda foi tentado e resolveu pedir auxílio divino para não abandonar o seu caminho de evolução.
Aproveite a sua visita a esse templo para participar de um momento de meditação e oração.
Como ir para Ayutthaya
Se você estiver se hospedando em Bangkok, a melhor forma de ir para Ayutthaya é realizando um passeio bate e volta saindo da capital.
Ir com uma agência especializada como a Tailandando é bom não somente pelo transporte, mas porque terá um guia acompanhando, parando em locais estratégicos, explicando toda a história e principalmente, falando português com você para explicar tudo isso.
Mas, para quem prefere ir de outras maneiras, é possível ir de ônibus ou trem. No entanto, são opções bem demoradas, que pode levar de 2 a 3 horas.
Bangkok
Bangkok é a capital da Tailândia, uma das cidades mais visitadas do mundo e provavelmente será a sua porta de entrada no país.
E uma viagem para Tailândia não estaria completa sem uma visita a algumas das centenas de templos de Bangkok.
Templos em Bangkok
Bangkok tem mais de 400 templos e, como você provavelmente não conseguirá visitar todos eles durante uma única viagem, reunimos a seguir os principais para incluir no seu roteiro e te ajudar decidir entre Ayutthaya ou os templos de Bangkok.
The Grand Palace
O Grand Palace foi nada mais, nada menos que a residência oficial do rei da Tailândia por cerca de 150 anos e é um dos templos mais visitados de Bangkok.
Inclusive, muitos dos templos que vamos citar abaixo ficam dentro da estrutura do Grand Palace, como o Wat Phra Kaew, por exemplo.
Esse incrível templo fica localizado dentro de um complexo murado enorme (que foi construído para proteger a família real) e ao lado do rio Chao Phraya.
Temos um post completo o Grand Palace.
The Emerald Buddha ou Wat Phra Kaew, Grand Palace
Um dos mais famosos e importantes templos da Tailândia. Ele fica em um palácio que já foi lar da família real e chama atenção por ter uma imagem de buda esculpida em uma peça de esmeralda.
Wat Pho ou The Reclining Buddha
Esse é um dos mais antigos templos da capital tailandesa. É aqui que fica uma enorme estátua do buda reclinado banhada em ouro. Ele tem impressionantes 46 metros de comprimento e 15 de altura.
Na parte de trás do buda reclinado tem um corredor com 108 tigelas de bronze onde você pode jogar 108 moedas que podem ser compradas no local.
Os locais acreditam que essa prática pode trazer sorte e fortuna, então vale a pena seguir a tradição.
Além disso, ao caminhar por esse templo você verá diversas estupas e mais de mil estátuas de budas espalhadas e poderá ainda aproveitar uma massagem tailandesa ou até mesmo fazer um curso, em uma escola tradicional que fica no local (a Wat Po Thai Traditional Medical School).
Wat Arun ou Temple Of Dawn (Templo do Amanhecer)
Situado às margens do rio Chao Phraya e sendo um dos principais cartões postais de Bangkok, nesse templo você pode subir em uma das 4 torres para apreciar uma vista do rio e da cidade.
Dica extra: visite esse templo no amanhecer para apreciar o nascer do sol, ou no final da tarde, para assistir ao pôr do sol.
Wat Traimit ou Temple Of Golden Buddha (O templo do Buda de Ouro)
Localizado em Chinatown, esse templo abriga simplesmente a maior estátua de ouro de buda do mundo. São 3 metros de altura, mais de 5,5 toneladas e 700 anos de existência.
A estátua do Buda de Ouro conta com uma história bem interessante que você pode conferir em nosso post sobre o Wat Traimit ou reservar o passeio dos templos de Bangkok, que inclui a visita a este templo na região central.
Wat Saket ou The Golden Mount
Situado no alto de uma montanha e uma grande estupa dourada no topo, o Wat Saket é mais um templo de que vale a pena visitar.
Após subir 300 degraus, você terá a recompensa de uma vista panorâmica de Bangkok e de vários outros templos da cidade.
Wat Benchamabophit ou The Marble Temple
Construído em 1900, com paredes revestidas de mármore branco italiano e com uma arquitetura que mescla características tailandesas e europeias, esse é um dos templos mais modernos de Bangkok.
Além de ser um templo belíssimo, no local você pode ver 50 imagens diferentes de buda em diversas posturas.
Passeios para visitar os templos de Bangkok
A Tailandiando também oferece passeios guiados para conhecer os principais templos de Bangkok. Existem opções de diferentes durações, estilos e preços.
Durante o passeio conheceremos o Wat Traimit, o Grand Palace, o Palácio Real, a moradia do Rei da Tailândia, o Buda de Esmeralda, o Wat Arun e o Wat Pho.
Dicas finais para visitar Ayutthaya ou templos de Bangkok
- Leve protetor solar e bastante água.
- Visite os templos pela manhã, são menos lotados e o tempo estará mais fresco.
- Respeite a cultura local. Não vá com roupas curtas e mostrando os ombros. Alguns templos emprestam ou alugam roupas e lenços, mas, de toda forma, é bom se preparar antes.
- Não entre com sapatos. Os calçados ficam do lado de fora do templo.
- Cuidado ao tirar fotos. Os tailandeses consideram ofensivo tirar fotos imitando as poses do buda.
- Em alguns templos não é permitido fotos do seu interior.
- Nunca toque em um monge.
- Lembre-se que você está visitando locais destinados à prática religiosa. Portanto, respeite todas as regras.
Afinal, é melhor visitar Ayutthaya ou Templos de Bangkok?
Conforme mencionamos no início do nosso texto, o ideal é visitar os dois. Como tem a opção de fazer um bate e volta para Ayutthaya saindo de Bangkok, que provavelmente será a sua porta de entrada no país, fica muito fácil combinar os dois destinos em uma única viagem.
Agora que você já conhece tudo sobre os principais templos da Tailândia, e já decidiu se vai visitar Ayutthaya ou Templos de Bangkok, é hora de começar a organizar a sua viagem! Conte com a Tailandando para fechar os seus passeios pelo país.
SEGURO VIAGEM PARA A TAILÂNDIA É ESSENCIAL!
É de extrema importância fazer a sua viagem para a Tailândia e estar sob cobertura de um bom seguro viagem. Nós sempre esperamos que não seja necessário usar, porém, “é melhor prevenir do que remediar“, não é mesmo?
Alguns dos motivos que precisariam acionar um seguro viagem são: mordida de macaco ou qualquer outro animal, roubo, furto ou extravio de bagagem e determinado item da viagem, se machucar ou quebrar algum membro do corpo.
Portanto, lembre-se de contratar um bom seguro viagem que possa cobrir os gastos, caso haja internação. Aqui estão nossas principais dicas de seguro viagem para Tailândia.
As empresas mais recomendadas para seguro viagem para a Tailândia hoje são a Luma Protect, uma empresa da Ásia e que possui todas as coberturas necessárias e a SafetyWing, que é o seguro mais barato para a Tailândia hoje.
Se você quer seguro viagem com descontos, vale a pena olhar a Seguros Promo e usar o código PPP10 para ter 10% de desconto.
Preste bastante atenção na cobertura de cada um dos planos antes de reservar.
- Assista essa playlist para te ajudar a escolher o melhor seguro viagem!
0 Comments